Dia da Iluminação

Nós da Segílight gostaríamos de  agradecer a Thomas Edison pela sua enorme descoberta.

Graças a sua inteligência hoje podemos compartilhar a nossa enorme paixão pelo mundo da iluminação com todos os nossos seguidores. Às vezes as coisas ao nosso redor é tão natural que esse quer nos questionamos o seu surgimento.

Portanto, te convidamos a vim nessa com a gente…

No mesmo dia que hoje, 21 de Outubro, em 1879 uma lâmpada brilhou pela primeira vez por 48 horas seguidas e assim este dia foi considerado o dia mundial da iluminação. O responsável pelo invento era Thomas Edison, que criou uma lâmpada incandescente comercializável, a partir do aperfeiçoamento de modelos já existentes da época.

Desde o início do século XIX, vários inventores tentaram construir fontes de luz à base de energia elétrica, e a maior dificuldade era encontrar um filamento que não queimasse a lâmpada.

Atualmente é usado o filamento de tungstênio, cuja temperatura chega a 3000°C.

Para evitar a combustão dos filamentos, todo o ar da lâmpada é removido e, em seu lugar, são inseridos gases inertes.

O grande problema é que o rendimento da lâmpada incandescente é muito baixo: apenas o equivalente a 5% da energia elétrica consumida é transformada em luz, os outros 95% acabam como calor.

Ele criou uma lâmpada incandescente comercializável e aperfeiçoou os modelos já inventados e compôs um aparelho com filamento fino de carvão a alto vácuo, que durava mais e tinha mais qualidade.

Desde esse grande dia a lâmpada já sofreu diversas alterações, passando por fluorescentes (1938), halógenas (1958) e hoje com a econômica LED. Mas você sabia que a lâmpada LED não é uma invenção atual?

A queridinha do momento foi inventada em 1962, e eram produzidas apenas na cor vermelha, pois eram utilizadas em aparelhos elétricos com a função Liga/Desliga. Somente no início dos anos 90 que surgiu o LED azul que acabou originando posteriormente o LED branco.