Mulheres na Luz

“Mulheres na Luz” é um projeto que teve iniciativa em meio ao crescimento das Lives. Para impulsionar conteúdos e dar visibilidade para o trabalho de iluminadoras de todo o Brasil.

O que antes era visto no dia-a-dia das mulheres que trabalham em áreas masculinizadas e machistas começou a ser ainda mais claro e intenso na internet com a pandemia.

Os conteúdos das Lives relacionados à área de iluminação eram feito por homens, de homens e para homens. 

Foi então que a Iluminadora Ligia Chaim, com a vontade de abordar outros assuntos nas redes sociais e a iluminadora Lua Melo Franco, com a intenção de oferecer visibilidade a mulheres que fazem seu trabalho com muita dedicação, responsabilidade, técnica, estudo e conhecimento, criaram o “Mulheres na Luz”. 

Qual a Programação de Mulheres na Luz?

Através de redes sociais postagens no Instagram @mulheres_na_luz, no Facebook pela página “Mulheres na Luz” e pelo YouTube no canal (também chamado de) Mulheres na Luz, uma nova convidada a cada semana deixa sua trajetória na carreira e suas técnicas de trabalho para quem quiser conhecer. Desde a participação da iluminadora Dodi Leal, lives também fazem parte da programação do projeto, além de vídeos-tutoriais com a iluminadora Aline Rodrigues todas às terças-feiras. 

Hoje a rede é composta por mais de 150 iluminadoras e só tende a crescer. Cláudia de Bem, Nadia Luciani, Nadja Naira, Camila Tiago, Karina Figueredo, Fernanda Mascarenhas são umas das mulheres que já fazem parte desse projeto, que hoje soma o total de 16 convidadas representantes de 9 estados do Brasil.

A Importância do Projeto.

-“E quanto mais o tempo passa, mais eu percebo a importância do projeto, já que recebo diversos relatos todos os dias, uns preocupantes e outros incríveis. Partilhamos histórias de vitórias, pesquisas e empecilhos das nossas vidas pessoais e profissionais.” relata Lua quando perguntada sobre a importância do projeto.

Quando foi perguntado sobre as mudanças que o projeto já vem causando, Lua responde: 

-“Já consigo ver o impacto do projeto na área, mas acredito que só terei noção da realidade e das realidades das mulheres quando essa pandemia acabar. Quero ver se todo o cuidado, toda a escuta e preocupação que os homens estão performando ter com o Mulheres na Luz se estenda para além das telas. Mas estarei vigilante a isso. Não é sobre “dar close”. É sobre uma questão estruturada e estruturante da nossa sociedade patriarcal que invisibiliza as mulheres.”

E sobre o Projeto no Empoderamento Feminino, Lua diz:

-“Acredito sim que o Mulheres Na Luz traz o empoderamento feminino. Até porque a palavra empoderamento é designado da palavra “poder”. Hoje falamos de mulheres na luz porque não temos o mesmo “poder” que os homens têm. Seja ele financeiro, de apoio, de credibilidade, de acessibilidade, de segurança, etc”.

Certamente, o projeto idealizado é um espaço, uma grande rede de apoio entre as mulheres que trabalham na área da iluminação para que todas possam ter um lugar aberto, seguro para poder recorrer, pedir ajuda, pedir conselhos, denunciar e, acima de tudo, dar força e ganhar força.

Nós da Segílight já abraçamos o MULHERES NA LUZ e convidamos a você a fazer o mesmo. 

Para quem tiver o interesse de conhecer ou participar do Mulheres na Luz, basta seguir o projeto nas redes sociais.