Fitros de Luz

Também conhecido como Gelatinas para Iluminação, os Filtros de Luz são, apesar dos avanços da Iluminação de LED, ainda muito usados. Tem profissionias que não abrem mão do uso das cores das gelatinas, eles justificam que existem gamas de cores que a iluminação de LED não conseguem fazer.

Outros amantes das gelatinas são pessoas que precisam mudar a cor da luz de um refletor por um período de tempo. Exemplo disso é quando acontece o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

Empresas, condomínios entre outros, usam as gelatinas para mudar a cor da iluminação da sua fachada ou de um ambiente, já que usam essa cor apenas no mês de campanha e depois volta a sua cor normal. Reduz custo com compra de novos equipamentos e instalação.

Para entender mais sobre os Filtros de Luz vamos falar de Ciência.

Isaac Newton mostrou que, ao iluminar a luz branca através de um prisma de vidro, ela podia ser separada novamente em seus diferentes comprimentos de onda.

filtros-de-luz

Luz é a energia que viaja em forma de onda. O olho humano responde a determinados comprimentos de onda e esses formam o espectro visível, por isso que conseguimos enchegar algumas luzes. 

Já outros comprimentos de onda fora desse espectro são invisíveis para nós e então são chamados, e você vai lembrar muito bem, de infravermelho, ultravioleta e raio-X, tudo isso é luz.

Cada comprimento de onda dentro do espectro visível é reconhecido pelos nossos olhos como se proporcionando uma sensação de cor em particular.

A luz branca consiste de todos os comprimentos de onda visíveis, presentes em quantidades iguais. Por isso que muito de nós aprendemos, na infância, que a cor branca são todas as cores juntas. 

A gelatina é usada exatamente como um filtro.  Ela irá filtrar para reduzir seletivamente o nível de luz em determinados comprimentos de onda, podemos criar luz colorida para atender as nossas necessidades individuais, sejam elas técnicas ou estéticas.

Certamente, conseguimos entender cientificamente  como funciona os Filtros de Luz.

Hoje no mercado existem empresas que fabricam esse tipo de material em grande quantidades de cores. Vejam esse exemplo em nosso vídeo.

Assistir Vídeo no Youtube

Então precisou de Gelatina? Conte com a SEGíLIGHT.